Antigos, genuínos e deliciosos produtos de criação portuguesa

Dia de Magusto

11 Novembro 2015

Patrono dos soldados aos pedintes, dos alfaiates aos cavaleiros, dos restaurantes aos hotéis, dos cavalos aos gansos, dos produtores de vinho aos alcoólicos reformados, São Martinho haveria de estender sobre muitos o seu afamado manto milagreiro. Húngaro de origem, chegou a ser o mais popular dos santos em França durante a Idade Média e deixou o seu nome em muitos lugares do norte ao sul de Portugal (de São Martinho das Amoreiras ao da Cortiça).
O seu espírito de generosidade e humildade ficou perpetuado na lenda segundo a qual partilhou a capa com um mendigo e afastou a chuva para dar lugar ao sol do "Verão de São Martinho". Em 2005 o Conselho da Europa haveria mesmo de o proclamar "modelo europeu de partilha". Ainda hoje o povo não dispensa a oportunidade de o festejar com a exuberância associada à altura do calendário rural, em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a desfrutar das colheitas. E assim, ainda hoje se assam as castanhas e se prova o vinho em sua honra. O nosso magusto está montado, são servidos?

Nota: sim, a tradição ainda é o que era mas, de vez em quando, só nos sabe bem variar. Por isso, este ano brindamos ao São Martinho - e ao seu gentil Verão - com o delicioso Licor de Castanha Assada da Sabores Santa Clara.

Cesto de Compras

Ainda não tem produtos no cesto de compras!